Em 2002, o Centro de Bem Estar Social de Marinhais (CBESM) foi convidado, pelo Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, a participar como entidade mediadora, no Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC). O PCAAC assumia-se como uma ação promovida pela Comissão Europeia, com carácter anual, que visava o fornecimento e distribuição de géneros alimentícios provenientes das existências de intervenção a favor das pessoas mais necessitadas da União Europeia. O CBESM ficaria com a responsabilidade de realizar a distribuição de alimentos a famílias socialmente desfavorecidas das freguesias de Marinhais.
Em 2014, o PCAAC sofreu alteração no nome, passando a designar-se Fundo Europeu de Auxílio a Carenciados (FEAC).
A operacionalização do FEAC concretiza-se, desde 2017, no Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), sendo o Instituto da Segurança Social, I.P., o organismo responsável pela coordenação global das políticas de ação social, e pela gestão das empresas e produtos anualmente rececionados no território nacional.
Enquanto instituição mediadora, o CBESM estará de 03 de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2023 proceder à distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas da freguesia de Marinhais e desenvolve ações de acompanhamento que visam capacitar essas famílias na seleção de géneros alimentares, na prevenção do desperdício e na otimização da gestão do orçamento familiar.