História

O Centro de Bem Estar Social de Marinhais (CBESM), constituído em 1981 como Associação, tem como objetivo contribuir para a promoção do bem-estar da população do concelho de Salvaterra de Magos, em geral, e da freguesia de Marinhais, em particular.

Em 1987, iniciou-se a prestação de serviços na resposta social de Centro de Dia, para a população Idosa, com o início da atividade do Centro de Dia de S. Miguel.

Em 1998, foi inaugurada a Creche e Jardim de Infância Mãe Galinha, com as respostas sociais de Creche e Jardim de Infância.

No ano seguinte, iniciou-se a prestação de serviços na resposta social de Apoio Domiciliário.

Mais tarde, no ano de 2005, deu-se início à resposta social de Apoio Domiciliário Alargado.

O CBESM tem vindo, ao longo do tempo, a desenvolver e/ou coordenar diversos programas e projetos, o que tem contribuído, largamente, para o desenvolvimento de competências ao nível da implementação de programas de âmbito social.

Neste sentido, desenvolveu projetos como o Integrar II, Inserção-Emprego, Empresa de Inserção, Gabinete de Inserção Profissional (GIP), “Por Nós” (projeto de prevenção da obesidade e diabetes no Concelho de Salvaterra de Magos financiado pela Direção Geral de Saúde), dinamização de diversos cursos de formação em parceria com entidades externas e Contrato Local de Desenvolvimento Social 3ª Geração (Com.unidades).

Ao nível da coordenação, o Centro de Bem Social de Marinhais foi, inicialmente, Entidade Gestora do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) de Salvaterra de Magos e, mais tarde, Entidade Gestora de trinta PIEF pertencentes à zona de Lisboa e Vale do Tejo.

A instituição assegurou também o atendimento e acompanhamento de famílias beneficiárias de Rendimento Mínimo Garantido, trabalho que se mantém até à atualidade, assegurado desde 2007 pela Equipa Multidisciplinar de Rendimento Social de Inserção do Concelho de Salvaterra de Magos (protocolo estabelecido entre o CBESM e o Instituto de Segurança Social, I.P.), que, para além deste trabalho, assegurou o atendimento e acompanhamento de Ação Social na freguesia de Marinhais, até à entrada em funcionamento da Rede Local de Intervenção Social de Salvaterra de Magos, especificamente, setembro de 2016.

Para além disso, o CBESM é entidade mediadora na distribuição de bens alimentares desde 2002, ano em que foi convidado para participar no Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC). Este programa foi sofrendo reformulações, atualmente designado Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC).

Em 2012, a instituição celebrou um protocolo com a Segurança Social, de forma a criar uma Cantina Social, com o objetivo de fornecer refeições à população mais carenciada da freguesia de Marinhais, resposta que se mantém.

Em 2014 iniciou-se a resposta social de CATL - Centro de Atividades de Tempos Livres, para crianças dos 6 aos 12 anos.

eventos cbes
08  março
Dia Internacional da Mulher Celebramos o Dia Internacional da Mulher junto das nossas utentes de Centro de Dia. "Algumas vezes eu tenho a idade de uma mulher que ainda se sente menina outras vezes tenho a idade de uma menina que já nasceu madura." Miriam da Costa
19  março
Dia do Pai 2022 na "Mãe Galinha" Ser Pai é ser um companheiro para a vida, é cuidar, proteger e dar as mãos nos momentos mais difíceis. A todos os Pais desejamos um dia repleto de mimos e muitas memórias! FELIZ DIA DO PAI
notícias cbes
28  março
Assembleia Geral de 28-03-2022  Decorreu no dia 28-03-2022 a Assembleia Geral Ordinária do CBES Marinhais com vista a apreciar e votar as Contas de Gerência e o Relatório de Atividades de 2021.
19  novembro
Assembleia Geral Ordinária do CBES Marinhais  
os nossos parceiros:
a sua opinião é
importante para nós
subscrever
newsletter
visite a nossa
galeria
CBES MARINHAIS © 
Todos os direitos reservados 
Site by bomsite.com