História

O Centro de Bem Estar Social de Marinhais (CBESM), constituído em 1981 como Associação, tem como objetivo contribuir para a promoção do bem-estar da população do concelho de Salvaterra de Magos, em geral, e da freguesia de Marinhais, em particular.

Em 1987, iniciou-se a prestação de serviços na resposta social de Centro de Dia, para a população Idosa, com o início da atividade do Centro de Dia de S. Miguel.

Em 1998, foi inaugurada a Creche e Jardim de Infância Mãe Galinha, com as respostas sociais de Creche e Jardim de Infância.

No ano seguinte, iniciou-se a prestação de serviços na resposta social de Apoio Domiciliário.

Mais tarde, no ano de 2005, deu-se início à resposta social de Apoio Domiciliário Alargado.

O CBESM tem vindo, ao longo do tempo, a desenvolver e/ou coordenar diversos programas e projetos, o que tem contribuído, largamente, para o desenvolvimento de competências ao nível da implementação de programas de âmbito social.

Neste sentido, desenvolveu projetos como o Integrar II, Inserção-Emprego, Empresa de Inserção, Gabinete de Inserção Profissional (GIP), “Por Nós” (projeto de prevenção da obesidade e diabetes no Concelho de Salvaterra de Magos financiado pela Direção Geral de Saúde), dinamização de diversos cursos de formação em parceria com entidades externas e Contrato Local de Desenvolvimento Social 3ª Geração (Com.unidades).

Ao nível da coordenação, o Centro de Bem Social de Marinhais foi, inicialmente, Entidade Gestora do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) de Salvaterra de Magos e, mais tarde, Entidade Gestora de trinta PIEF pertencentes à zona de Lisboa e Vale do Tejo.

A instituição assegurou também o atendimento e acompanhamento de famílias beneficiárias de Rendimento Mínimo Garantido, trabalho que se mantém até à atualidade, assegurado desde 2007 pela Equipa Multidisciplinar de Rendimento Social de Inserção do Concelho de Salvaterra de Magos (protocolo estabelecido entre o CBESM e o Instituto de Segurança Social, I.P.), que, para além deste trabalho, assegurou o atendimento e acompanhamento de Ação Social na freguesia de Marinhais, até à entrada em funcionamento da Rede Local de Intervenção Social de Salvaterra de Magos, especificamente, setembro de 2016.

Para além disso, o CBESM é entidade mediadora na distribuição de bens alimentares desde 2002, ano em que foi convidado para participar no Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC). Este programa foi sofrendo reformulações, atualmente designado Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC).

Em 2012, a instituição celebrou um protocolo com a Segurança Social, de forma a criar uma Cantina Social, com o objetivo de fornecer refeições à população mais carenciada da freguesia de Marinhais, resposta que se mantém.

Em 2014 iniciou-se a resposta social de CATL - Centro de Atividades de Tempos Livres, para crianças dos 6 aos 12 anos.

eventos cbes
01  outubro
Reabertura do Centro de Dia 
03  maio
Assembleia Geral 26 de maio de 2021 - via ZOOM No âmbito da Situação de Calamidade que o país atravessa, a Mesa da Assembleia do Centro de Bem Estar Social de Marinhais vem por este meio informar que a Assembleia Geral agendada para 26 de maio de 2021 pelas 20h será realizada através dos meios digitais, via ZOOM, pelo que se solicita que os sócios interessados em estar presente devem até às 20h do dia 25 de maio 2021, enviar o seu endereço de email e o seu respetivo número de sócio para geral@cbesmarinhais.pt no sentido de ser enviado o link de acesso, com vista à sua participação na referida Assembleia Geral.
notícias cbes
03  maio
Assembleia Geral 26 de maio 2021  
26  março
Informação aos Sócios  Informamos os Sócios do Centro de Bem Estar Social de Marinhais que podem regularizar o pagamento das suas quotas através de transferência bancária para o nosso IBAN PT50 0045 5271 4006 4531 3706 3. Obrigado pelo seu contributo.
os nossos parceiros:
a sua opinião é
importante para nós
subscrever
newsletter
visite a nossa
galeria
CBES MARINHAIS © 
Todos os direitos reservados 
Site by bomsite.com